segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Meia maratona Manuela Machado… próximo do meu melhor tempo...


Um ano após o meu melhor registo numa meia maratona, regressei a Viana do Castelo na expectativa de fazer um tempo na casa da 1:32h a 1:33h … Não tinha a noção clara da minha condição actual, mas, para mim, tinham-me corrido bem as São Silvestres e esperava esse tipo de registo.

No entanto, não só não consegui o tempo que esperava como também não melhorei o registo do ano anterior – 1:34:55 (o que seria melhorar a minha melhor marca na meia maratona).

Nada de mais… continuo a divertir-me e a tirar muito prazer do desporto e da corrida, e isso é o que mais importa… mas os objectivos (de melhoria das minhas marcas) mantém-se e quero conseguí-lo nos próximos meses.

Esta dialéctica entre a correr por prazer e o correr para os objectivos até parece incoerente… mas faz parte uma da outra, se não são mesmo a mesma coisa… acho que há muita gente a sentir isto como eu…

Quanto à corrida… a minha memória era que este percurso era em constante sobe e desce, mas nunca muito significativo e prolongado, feito pela N 202 na direcção de Viana do Castelo para Ponte de Lima (este ano tinha uma pequena diferença, porque o início não era no local da meta, mas sim na Avenida Marginal, fazendo com que houvesse uma passagem próximo da meta próximo do final, numa fase em que ainda faltavam 2k). Fiz uma parte inicial calma (entre pensamentos de pouca motivação…) evitando entrar num ritmo em que me sentisse excessivamente ofegante. Assim foi, até aos 10 km onde passei com cerca de 44 min.. Depois dos 10 km pensei que devia resguardar-me um pouco para não ter quebras significativas na parte final… Foi depois do km 14-15 (com uma parte da prova feita a descer) que resolvi acelerar a passada… Aos 15 km estava com 1:07:30 … e achava que ia conseguir chegar 1:34h, uma vez que me sentia capaz de uma aceleração final… Procurei concentrar-me numa passada forte e constante, seguia sensivelmente em torno dos 4:30 min/km… e nos últimos 2 km lá tentei acelerar … mas não deu. Deu 1:35:06, mais 11 segundos que no ano passado… bem perto da minha melhor marca.

Mas está claro, vai ser com calma, mas vou ter que me dedicar mais…

4 comentários:

RuiRuim disse...

ouvi dizer que essa é durinha. Vento, subidas... não foi um mau tempo.

MPaiva disse...

Rui,

Compreendo perfeitamente o que dizes sobre a corrida por prazer e a corrida com objectivos! Da minha parte, quando entro numa prova, é sempre para dar o meu máximo e, se possível, atingir um determinado objectivo de tempo. Para além do simples exercício físico, esse é também um dos grandes prazeres que temos: o de nos esforçarmos e de alcançarmos determinadas metas.

abraço e parabéns!
MPaiva

João Paulo Meixedo disse...

deixa lá, pá, ano passado bati o meu record, no minuto 34 e este ano fiz mais 5minutos e terminei bem mais rebentado. Valeu a falta de dor e cozido no final. Há sempre uma parte boa.
Abraço.

Mark V disse...

Olá Rui,

Parabéns pela prova que é bastante técnica, sendo por isso necessária alguma cautela na parte inicial tal com fizeste e muito bem. Na parte final umas subidas matreiras das quais já não me recordava também me esgostaram as forças, mas ainda assim consegui baixar 10 segundos. Quanto aos objectivos por enquanto vou correndo atrás do relógio e enquanto tiver força não tenho feitio para correr de outra maneira.

Mais uma vez desculpa ter falhado no combinado. Para a próxima não falho.

Abraço