terça-feira, 5 de outubro de 2010

Meia maratona de Ovar – melhor marca na meia?

Estou com dúvidas quanto ao meu resultado na Meia maratona de Ovar… neste caso, se o hei-de transpor para o quadro aqui do lado direito, das minhas melhores marcas… Mas… já lá está, com um tempo de 1:33:30. De facto, no meu Garmin marcaram 01:32:45, mas com 20,96 Km feitos… assim, levou com 45’’ de correcção…

Porquê?

Porque cheguei atrasado, até fiz uma parte em “contra-mão”, isto é, no sentido contrário ao da corrida, para ver se começava mesmo do local de partida, mas com o vislumbre da massa de gente que estava ali para fazer a caminhada, dei meia volta e iniciei ali a minha prova… talvez tenha feito menos 200 mts, apesar de no Garmin marcar apenas 100 mts.. Mas também não quis desprezar esta corrida…

A corrida…

Comecei por ir a um ritmo calmo, pensei várias vezes que até podia a podia fazer ao ritmo da maratona, só para ver "como me sentirei à meia"… Os primeiros 4Km são uma volta pela cidade, havendo uma nova passagem pelo local de partida. Seguia na companhia do meu primo e fomos juntos até ali para combinarmos o local de encontro no final. Depois de combinado o ponto de encontro, encontrei o Meixedo e o João Fernandes, com quem não falava há muito tempo… e ainda dei dois dedos de conversa, mas estava com força a mais nas pernas e acabei por seguir mais para a frente. No entanto, sempre calmo. Como vinha de trás, só ultrapassava colegas (ninguém me ultrapassou nesta corrida)… alguns sentiam-se picados e davam luta, passavam-me e eu até aproveitava as boleias. No entanto, sempre calmo. Aos 10 Km pensei em aumentar o ritmo (andaria um pouco acima dos 4:30), isto porque me sentia muito bem. Tive pensamentos de que até poderia fazer isto na maratona (!!!)… Aumentei o ritmo para os 4:20… e assim fui até aos 16-17Km … Senti um “baque”, mas até lhe respondi com novo aumento do ritmo… este já não era ritmo para a maratona… Seguia abaixo dos 4:15… Ainda tive uma ajuda de um parceiro que vinha de trás… mas que também se ficou na longa recta dos 3Km finais… Nesta altura já pensava que o tempo do meu Garmin seria semelhante à minha melhor marca… E foi.

Conclusão: o treino está a resultar, claramente.

7 comentários:

António Almeida disse...

Parabéns Rui, muito bom, sabia-te em muito boa forma pelo resultado que fizeste na meia de Portugal depois do triatlo de Setúbal, continuação, por este "correr" vemo-nos quenado nos cruzarmos, lã na Invicta.
Abraço.

João Correia disse...

Viva, Rui! Muito bom resultado. E ainda faltei lá eu para o despique final. :))

Abraço, companheiro.

Vitor disse...

Parabéns Rui,
Excelente resultado.
Meia de Ovar quem sabe um dia participe.
Continuação de boas provas e treinos.
Vemo-nos no Porto.
Abraço
Vítor

Anónimo disse...

boas rui.....


com esse tempo na meia de ovar e com a forma fisica em que estás neste momento,acredito que 3.30 para ti no porto vai ser fácil . Eu até diria para ires para os 3.15/3.20. na minha modesta opinião diria para gerires muito bem as últimas semanas e o inicio da maratona.

O trabalho já está practicamente todo feito.

Parabéns
Nelson Valente

Outwit the devil rushed! disse...

Obrigado a todos pelo ânimo...

Nelson,

Os teus conselhos são questões que me tenho levantado... Mas no próximo Sábado podíamos fazer um treininho de bike... Eu tenho piscina até às 9:30... mas às 9:45 estou pronto para ir ter contigo a Matosinhos... (podes pedir o meu nº de telemóvel à minha mulher para me ligares)... responde-me aqui se pode ser assim...

Velhote, se vires isto, diz se queres aparecer... Se combinar mesmo alguma coisa com o Nelson, envio-te e-mail...

Abraço,

Rui

Vermes e outros contos disse...

Muito bom. Melhor marca ou não, estás claramente no bom caminho.

Anónimo disse...

boas rui

por mim o treino para sábado está combinado. Eu deixo o meu filho na música às 9.30 e vou tentar que alguém mo vá buscar, que assim não fico tão apertado de tempo.
Eu ia fazer a meia maratona de BTT na Póvoa , mas já cancelei porque não me apetece arriscar a que o terreno esteja muito mau com esta chuva toda durante a semana, e ando mais virado para a bicicleta de estrada.

@braço
Nelson Valente