domingo, 10 de outubro de 2010

Meia maratona Spor Zone… em forma…

Não tenho dúvidas que esta preparação para as maratonas do Porto e Lx me está a permitir melhorar o meu desempenho na corrida.

Para já, ficam registos abaixo de 1:35h, consistentes, com algum à vontade. Hoje foi mais um: 01:34:29 nos 21,47Km que o meu Garmin assinalou.

Comecei a corrida cá de trás… estava cansado da semana com mais quilómetros e mais tempo de treino, de toda a minha vida. No Sábado de manhã fiz um treino de séries de natação (também estou a melhorar muito na natação) seguido de um passeio de bike na companhia do Nelson valente (o Anónimo que costuma comentar aqui o meu blog)… e hoje estava muito cansado. Até nem correu bem este Sábado, não me alimentei bem não tomei o pequeno almoço), esqueci-me do gel em casa e senti-me fraquinho toda a tarde-noite… O sono também foi curto por causa da excitação da final do IRONMAN no Havai… Até parece que revivo sentimentos semelhantes aos do Mundial de Espanha 82 (o primeiro que acompanhei com grande excitação … assim está gravado na minha memória)…

Voltando à meia maratona… na partida não estava convencido de que poderia fazer um bom tempo. Duvidava mesmo de poder fazer o treino de intensidade mais elevada que tinha guardado para esta prova. Comecei no final do pelotão… fui mesmo dos últimos a partir, e acabei por sentir a enorme pressão das "senhoras da caminhada", que estavam com uma vontade enorme... e nos empurravam… Fui nas calmas, sem muitos ziguezagues para ganhar metros. Aos poucos fui optando pelo treino de intensidade, e a partir do 4º Km segui numa média por volta dos 4:20…

Senti durante toda a corrida as pernas pesadas, mas sem mazelas a importunar-me… pensei em fazer os últimos quilómetros mais lentos, mas com o aproximar da meta a opção era seguir em frente. Depois do túnel da Ribeira senti mais o peso da corrida e foi nos últimos 2 Km que acabei por ir ligeiramente mais lento (4:30)… mesmo assim, senti-me sempre confortável em termos cardio-respiratórios. No final, rapidamente recuperei o ritmo cardíaco e depois de alongar parecia estar pronto para outra…

A preparação para a maratona do Porto e Lx atingiu agora o momento de viragem… o foco já é a corrida em si mesma. Vou descansar para a semana, como está previsto no meu plano, e depois terei uma semana de 75 Km em que tentarei fazer treinos progressivos com ritmos próximos da maratona. Tenho em mente, nestas duas semanas, fazer 2 ou 3 treinos de séries. Depois disso, definirei o meu objectivo para a maratona do Porto.

Abraços,

Rui

4 comentários:

João Correia disse...

Lá falhámos o abraço, mas hoje, porque felizmente muitos são os dias de convívio que temos pela frente. Fiquei muito contente pelo que transparece do teu relato. quanto a mim...é consultar o blog respectivo. ;)
Grande abraço, Rui.

Vitor disse...

Olá Rui,
Felicita-lo pelo bom “post” que nos oferece, também pela excelente forma física que apresenta e concluiu a Meia Maratona num bom registo. Tem bons indícios que as Maratona vão correr como espera.
Vemo-nos no Porto, agora em contagem decrescente.
Grande abraço
Vítor Veloso

MPaiva disse...

Rui,

Fizeste uma boa prova. Quando passaste por mim reparei na tua frescura, o que mostra que estás a assimilar bem essa carga.

abraço
MPaiva

J. Fernandes disse...

Estás em grande forma, e cada vez mais um atleta completo.
Agora recupera bem de toda essa carga de treinos que na maratona também é preciso reservas.

Abraço

J. Fernandes