domingo, 12 de julho de 2009

Hoje foi o dia da Meia maratona de Matosinhos.

Foi a primeira vez que fiz esta prova e achei mais dura do que estava a contar inicialmente. Fui sem grandes expectativas, com o pensamento de fazer um treino mais puxado que o normal, numa ambiente de corrida popular, como é do meu gosto.

Ia comigo o meu primo Ricardo, que tem andado a treinar como deve ser (!!!!), mas separamo-nos logo na fase inicial na confusão da partida. Quando nos cruzámos em Leça da Palmeira apercebi-me que ele ia num ritmo muito bom. Ainda pensei em aguardar por ele, mas (é nisto que acredito:) cada um com o seu prazer… e segui a minha corrida.

Acabei com o tempo de 01:43:22, no lugar 389º de 634 atletas que concluíram esta prova.

Comecei bem, a um ritmo forte e já depois da primeira passagem pela meta encontrei o João Meixedo. Como ele tinha GPS disse que íamos a um ritmo de 4:25min/Km, o que para mim era exagerado… Pensei em segui-lo, mas pouco depois acabei por me deixar levar num ritmo mais lento porque o corpo estava a começar a pedir. Aos 10km estava com 46min. e pensei que era a altura de optar entre fazer uma prova para um bom tempo ou, apenas, para um treino mais duro. Optei pela segunda possibilidade, porque (1) não tenho feito treinos para este tipo de distâncias e (2) era mais confortável :).

Segui “o ritmo do meu cansaço”, sem forçar muito. Aos 15Km estava com 01:12h e ainda pensei em correr um pouco mais rápido para descer abaixo de 01:40h, mas não me saiu... Quando cheguei ao final, lá veio o prazer de sempre… Como gosto destas sensações…

Ainda encontrei e cumprimentei, por fim, os companheiros da blogosfera: Meixedo (que tinha conhecido na fase inicial da corrida) Capelas, Velhote (com quem também troquei um comprimento efusivo num dos cruzamentos de atletas) … ficou a faltar o Miguel
Gostei muito da curta conversa que tive com eles (falei mais com o Velhote)… ao certo voltaremos a conversar, até porque há interesses comuns (um grande abraço para eles e para os outros companheiros da blogosfera com quem espero continuar a privar durante muitos e muitos anos).

O meu primo Ricardo acabou por fazer um excelente tempo (aproximadamente 01:47h), tendo em consideração que era a sua 2ª meia maratona (fez a da Sport Zone há quase um ano) e também não tem feito treinos muito longos…
Parece-me que ele está pronto para fazer uns treininhos longos e até pode ser que vá à grande festa do atletismo cá do Norte (Maratona do Porto)…

Uma última nota para a animação que havia por Matosinhos... nalguns locais foi muito agradável o apoio do público... gostei muito desta prova.

Abraços para todos.

Rui


4 comentários:

João Paulo Meixedo disse...

Pois, Rui, 4:25 era rápido para ti ... e também para mim. Acabei por abrandar e terminei com um ritmo de 4:35 (a acreditar no tal GPS fiz 21.485m).
Ressaquice :)
Encontrar-nos-emos sem dúvida noutras provas.
Um abraço.

Unknown disse...

Mesmo assim, parabéns pela prova

Mark V disse...

Viva Rui,

Boa prova!
Finalmente encontramo-nos!
Temos de combinar um treino todos juntos e também pode ser de bicicleta!

Boa sorte para Aveiro na próxima semana. Se tudo correr bem espero ir assistir.

Abraço

José Capela disse...

Olá, Rui...

Apesar de muito fugazmente foi um prazer trocar umas palavars com o meu amigo.

É isso aí, vamos lá preparar a maratona do Porto, para que a breve ela se torne uma referência pelo menos na peninsula ibérica.

Pela parte que me toca eu tento sempre motivar atletas a aventurarem-se na maratona.

Eu fiz todas as edições anteriores e enquanto puder e as pernas deixarem não faltarei.

Abraço

José Capela