domingo, 5 de julho de 2009

O meu primeiro triatlo sprint…

Desloquei-me hoje a Vila Nova de Cerveira e Tomiño para fazer o meu primeiro triatlo na distância sprint (750m+20km+5km). Mas foi especial, por duas razões: (1) quer o segmento de ciclismo, quer o de atletismo decorreram fora de estrada asfaltada, o primeiro em BTT e o segundo com desníveis e terreno que eram do género corrida de montanha; (2) e também era uma organização luso-galaica, neste caso com a responsabilidade maior a cair para o lado da Federação Galega de Triatlo, representando o primeiro evento em que participei fora do meu país (mas não completamente…).

Para mim foi um prazer enorme fazer este triatlo. Gosto cada vez mais de BTT e voltei a experimentar uma sensação óptima na corrida fora de estrada… Para além disso, foi a segunda vez que nadei em águas abertas, a 15 dias da minha estreia num triatlo olímpico (III Triatlo de Aveiro) e a primeira vez na distância de 750mts, e que correu muito melhor do que esperava.

Acabei os três percursos com 01:36:12.

RELATO:

Manhã cedo rumei a Vila Nova de Cerveira com a família. Resolvemos fazer um piquenique ao almoço que foi digerido entre o parque de transição 1 (Espanha) e 2 (Portugal)… A natação começava em Espanha, acabava em Portugal (onde estava a 1ª transição) e o BTT era feito junto ao castelo de Vila Nova de Cerveira e acabava do outro lado da ponte da amizade, onde decorria a corrida final.

A natação deixava-me apreensivo, mas era uma questão de ritmo… poderia ir forte e ficar rapidamente cansado, ou tentar fazer a travessia do rio Minho mais calmamente e era improvável cansar-me. Optei pela segunda estratégia, e pouca pancada levei na largada e na passagem pelas bóias, aliás, dei alguma, excepto já nos metros finais que alguém me enfiou a cabeça para baixo, no rio… Ainda perdi uns segundos, mas, depois de tirar o fato e calçar as sapatilhas que também seriam utilizadas na corrida, e com a bicicleta em movimento, o meu cronómetro marcava 14:26min… significando que terei feito o segmento de natação em menos de 14 min. Bom augúrio, penso eu. O BTT fez-me perder posições… senti que havia BTTistas a recuperar lugares que tinham perdido na natação. Mas correu-me sempre bem, também não dei o máximo porque a atenção tem que ser sempre grande… mesmo assim, subi sem apear, a dar o máximo, e desci sem medo. Nas zonas de asfalto, segui a roda de companheiros, com uma passagem pontual pela cabeça dos grupos que fui constituindo. Fiz o percurso de BTT em 56:06 min (era o tempo que marcava o ciclocomputador no final). Na transição para a corrida comecei a ter o apoio da minha mulher e filho. No final de cada volta que completava, ouvia bem forte o “força, força” do meu miúdo de 4 anos… Mas não conseguia ter essa força toda. Mesmo assim, não foi um mau segmento, segui o meu ritmo e só na última das 4 voltas, comecei a ter pensamentos de grande prazer que me fizeram correr bem forte na fase final da corrida.

PS: Tem sido difícil arranjar tempo para treinar como deve ser, o trabalho está a estrangular-me os dias… estou a precisar de um treino longo de corrida e, por isso, vou fazer a meia-maratona de Matosinhos.

5 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Parabéns Rui. Cada Triatlo que se faz deixa a sua marca e alguma ...saudade. Ainda quero voltar a fazê-lo.
Abraço e boa Meia de Matosinhos.
FA

MPaiva disse...

Rui,

Estás a ficar um verdadeiro Triatlista! Muitos parabéns pela excelente prova que fizeste.

abraço
MPaiva

Mark V disse...

Viva Rui,

Bueno! Parabens! Tu estás em todas!
Vamos ver se nos encontramos em Matosinhos!

Abraço

Rui Pena disse...

Obrigado companheiros pelo apoio... Espero encontrar-vos em Matosinhos (Miguel e Velhote).
E o Fernando, fique certo que da próxima vez que me cruzar consigo lhe dou um aperto de mão. O seu blog faz-me ter uma certa admiração por si.

Já agora, obrigado por virem aqui animar isto...

sica disse...

Vi pela primeira vez o blog, através do comentário que fizeste no Fórum Trioeste, os meus Parabéns e boa sorte para amanhã em Aveiro.
Até amanhã