segunda-feira, 6 de abril de 2009

19ª Meia Maratona Cego de Maio... Voltei a um tempo próximo do que sou capaz de fazer nesta altura...


A 19ª Meia maratona Cego de Maio realizou-se com uma temperatura óptima, num percurso plano e praticamente todo abrigado de ventos. Inicialmente achava que poderia ser um bom dia para melhorar o meu melhor tempo de Viana do Castelo... Tinha-me sentido forte nos treinos que tinha realizado durante a semana e o excesso de trabalho do último mês estava a começar a dar-me espaço para pensar nas corridas. Mas o importante era obter um resultado próximo do meu melhor para ganhar animo.

Acabou por vir o bom resultado, mas sem a melhor marca: (1) porque o tempo de Viana do Castelo está no topo daquilo que a minha preparação permite actualmente e (2) porque a minha preparação está focada na Maratona Carlos Lopes...

Optei por fazer os primeiros 10 Km num ritmo confortável... Não forcei em nenhum momento, seguia num grupo relativamente extenso e sempre bem protegido. Estava com aproximadamente 45 min. aos 10 Km. Estou muito satisfeito por conseguir chegar a esta quilometragem com bastante à vontade, num tempo que ainda em Dezembro passado era o meu melhor nesta distância. Depois dos 10 Km tentei agarrar o ritmo de algum parceiro que por mim passasse. Tentei um, dois... e ao terceiro, lá fui. Segui este companheiro até aos 15 Km, num ritmo forte, num movimento de sucessivos arranques entre os grupos que íamos ultrapassando. Se seguisse este parceiro até ao final, ao certo bateria o meu melhor tempo, mas fiquei pelos 15 Km. Ainda tentei seguir mais dois colegas que por mim passaram, mas já só dava para manter um ritmo à volta dos 5 min/Km. Assim fiz, em solitário, a tentar puxar por mim e ultrapassando ainda mais alguns companheiros. Acabei com 1:36:12, uma marca bem razoável para aquilo a que aspiro...

Agora vou dedicar-me 15 dias à bicicleta, tentando fazer dois treinos de corrida por semana e dois de piscina...

Dentro de 2 semanas estou na Maratona BTT de Trancoso.

2 comentários:

Mark V disse...

Olá Rui!

Parabéns pela prova! Tenho a ideia de te ter visto na partida! Talvez numa próxima possamos dar um bacalhau blogueiro!
Eu tenho feito treinos esporádicos na bike, mas ainda estou verde demais !Aparece uma rampa mais díficil e tenho logo de me apear...:D

Bons treinos para a Maratona Carlos Lopes !

Abraço

Rui Pena disse...

Caro Mark,

Obrigado pelo ânimo que dá aqui ao meu blog... Pois darei com todo o prazer esse bacalhau blogueiro.

Quem tenho visto muito é o José Capela (Pernas para que te quero) e o Luís Mota (Tomaracorrida) porque normalmente eles vão na frente das corridas. Mas o Mark também já lá está (muito parabéns por esses resultados).

Quanto à bike, a maioria dos meus treinos são indoor (cá em casa), mas tento fazer maratonas de BTT sempre que posso para desenvolver alguma técnica e para ganhar força.

Abraço.