segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Balanço da retoma da actividade desportiva...

De facto, não consigo dedicar-me muito ao blog. Tem sido telegráfica a forma como tenho vindo apresentar os curtos relatos das actividades desportivas desenvolvidas nestes 8-9 meses... Já nem me recordo bem como é que isto começou, sei que retomei a piscina há quase dois anos (foi em Fevereiro de 2007 que a reiniciei) e só em Março ou Abril de 2008 me resolvi dedicar também à corrida e ao ciclismo.

Tinha deixado de fumar (faz agora 1 ano e 2 meses) e cada vez que ia à piscina fazia 1000mts/1500mts e lá achei que poderia experimentar fazer um triatlo. De facto, parecia-me um desporto que me poderia motivar a manter a situação de não fumador. Rapidamente me envolvi nessa possibilidade... O primo da minha mulher corria habitualmente e eu propus-lhe fazer-lhe companhia. Falei-lhe num Domingo à tarde e nesse dia à noite lá estávamos a correr (acho que foi no início de Abril de 2008). Fomos para a Foz e a ideia era fazermos uns 10Km... eu nem pensei muito nisso, nunca o tinha feito, mas como fazia piscina, lá achei que poderia fazer alguma gracinha. Fui ao ritmo dele, mas ao fim de 3Km quebrei e disse-lhe para seguir ele que eu ia em marcha. Ele teria que ir ao Castelo de São Jorge e voltar para o Parque da Cidade, onde tínhamos os carros. No regresso, lá tentei retomar o ritmo, mas não dava... fiquei-me pelos 4 Km, com muita, muita dificuldade. Nos 15 dias seguintes, perto de minha casa, comecei a dar voltas ao Hospital de São João. Com o GPS verifiquei que o quarteirão teria aproximadamente 2000mts e, com as compensações dadas pelo trajecto de/e para a minha casa, comecei a fazer 5Km e 10Km... Estava entusiasmadíssimo com os 52 min. que consegui fazer nos 10 Km ao fim de pouco mais de 1M de treino.

Com a bicicleta, comecei por pedir a do
meu irmão emprestada - uma de BTT, comprada no Jumbo há uns bons anos, mas já podia rolar... Também tinha o namorado da irmã da minha mulher, ciclista adepto das longas distâncias, que tem feito umas loucuras relativamente mediáticas cá no nosso Portugal... Disse-me que num par de meses estaria a fazer os 40Km em 1h15m. Aconselhou-me na compra da bicicleta de estrada... e pouco tempo depois estava a fazer o percurso de minha casa até à Foz e voltar (20 Km), ou até à ponte do Freixo, com a volta também (40Km). Este segundo percurso, ainda hoje é o treino de bicicleta ao ar livre que faço com mais frequência.

Depois vieram as co
mpetições. A primeira foi fazer os 15Km da Corrida das Festas da Cidade do Porto, depois a Meia-maratona Sport Zone e a de Ovar... estava a ficar encantado com a festa que envolvia estes eventos... 6 meses depois de iniciar a corrida, fiz a minha 1ª maratona em 4h08min.

A meio, ainda tive que parar um mês por causa de uma rotura muscular na face posterior da coxa direita (resquícios de uma lesão do futebol, há mais de 7 anos)... Foi o Centro de Medicina Desportiva que me deu a mão quando estava a ficar descrente... Tudo por causa dos excessos do entusiasmo inicial... Pelos vistos é comum :) ...

Com as bicicletas, estreei-me em Outubro na 2ª Maratona de BTT da Póvoa do Varzim, sem saber o que era andar no monte. Depois repeti a coisa no 5º Raid do Sobrado e no Invernal da Guarda. Obviamente, caí que me fartei... mas nada de grave. Tecnicamente tenho muitas dificuldades a subir e a descer, prós lados, para a frente e para trás... A força falta-me muito, mas tenho feito um grande esforço neste Outono/Inverno para ganhar forma (também arranjei uma bicicleta estática e tenho feito treinos bem fortes).

Mas conjugar isto tudo, o trabalho e a vida familiar não é fácil. A natação faço-a às 3ªs e 5ªs às 12:15h (2 vezes por semana, aproximadamente 45min. cada treino) - de vez em quando falto e tento compensar com uma ida ao Sábado... Mas faz-se o que se pode... Se estou disponível, não falho... A corrida, sempre que tenho uma aberta, equipo-me e lá vou eu dar voltinhas ao HSJ... gasto o tempo que corro e
estou quase sempre com a família. A bicicleta, desde que tenho a estática, também é porreiro... vou para a sala e 1h, 1:30h já são bons treinos. Treino pelo menos uma vez por dia (vou ver se consigo fazer mais treinos bidiários nos dias da piscina) e procuro descansar um dia por semana, normalmente antes ou depois de uma prova, que têm sido praticamente semanais nos últimos tempos...

O meu momento alto do ano foi claramente a Maratona do Porto... Foi feita em circunstância especialmente difíceis, ainda tinha pensado em fazer menos de 4h, mas não dava para mais e a sen
sação que ganhei nesse dia vai perdurar para sempre na minha memória, para além de querer procurar repeti-la... ou, pelo menos, voltar a ter sensações semelhantes. Nem é a sensação do feito, mas a sensação do que está na história que nos leva até aquele momento... e já estou a preparar a próxima.

A correr, também guardo boas memórias (ainda recentes) da São Silvestre do Porto e uma grande vontade de a voltar a fazer... Desde o apoio do público à sua dureza, nem sei bem do que gostei mais.
Mas também a Volta a Paranhos me foi especial. Fiz abaixo dos 45 min. e a população do Porto, mais uma vez, na rua, a aplaudir os atletas do pelotão, deixou-me encantado.

Outro momento importante, foi a Maratona de BTT da Póvoa do Varzim... era uma experiência absolutamente nova... mas foi mesmo o Invernal da Guarda que me transportou para sensações absolutamente extraordinárias... fazer BTT na neve :)...

Por fim, aquilo que para mim é o objectivo desta dedicação ao desporto, o Triatlo, não tive grande espaço para o fazer... Fiz o Triatlo de Aveiro e Triatlo BTT de Leça do Balio mas estava a preparar-me para fazer o Triatlo
de Raiva (fim de Julho) quando me lesionei.

Terá que ser o próximo ano a dar-me alguma experiência... que, para já, é o que preciso :) ...

Sem comentários: