quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Balanço 2010… e o projecto para 2011.

Afinal 2010 não correu muito mal… ao nível desportivo acabei por conseguir fazer o que desejava. Com o inicio do ano que agora se foi (tinha acabado de nascer o meu segundo filho) tive que abandonar o hábito de participação frequente em provas… Assim, em 2010, acabei por escolher de forma mais criteriosa os eventos em que participei, procurando experiências que representavam aproximações à grande distância para o ano de 2011 (IRONMAN)…

Em termos de marcas, o balanço não é muito vistoso, mas não é a minha prioridade, é o meu excesso… como um chocolate. (objectivos estabelecidos há um ano atrás):
  • Continuar com toda a minha família, juntos, alegres e com qualidade de vida – há muitos anos que este é o primeiro objectivo da minha vida, e tem altos e baixos, mas tem estado sempre como prioridade nº 1 … ainda bem que tenho a possibilidade de continuar a conviver com os que mais amo.
  • 5Km = 20min – ACHO QUE JÁ ALCANCEI ISTO… mas nunca fiz uma prova de 5Km…
  • 10Km = 40min – AINDA ESTÁ DISTANTE (e só no início deste anos de 2011 é que consegui baixar dos 42:21 de Avintes… que se mantiveram todo o ano de 2010 na minha tabela de resultados…).
  • 15Km = 1h 05min – TAMBÉM É UMA MARCA POR ALCANÇAR… mas a 1h será a marca (REDONDA) a ter como desafio para esta distância (desde que corro, só fiz 2 provas de 15Km... vamos lá ver se este ano, na Corrida das Festas da Cidade, resolvo a 1h 05min … para já, como vou a Cesar este fim-de-semana, acho que vou voltar a fazer modificações na tabela :) )
  • Meia maratona = 1h 30min - CONTINUA POR ALCANÇAR, mas no ano de 2010 aproximei-me…
  • Maratona = 3h 25min – MESMO AS 3h 30min CONTINUAM POR ALCANÇAR, mas também me aproximei.
  • Triatlo Sprint = 1h 10 min – ESTE FICOU POR ALCANÇAR, e nem me aproximei…
  • Triatlo Olímpico = 2h 20min - TAMBÉM FICOU POR ALCANÇAR, mesmo as 2h 30min …mas com aproximação (pouquinho).
  • Triatlo Half Ironman = 5h – TALVEZ ESTE ANO.
  • Inscrever-me num Ironman – FEITO… mas agora é preciso treinar para ele… e fazê-lo.
Em 2010 fiz as provas que estavam nos meus planos:
  • 2 Olímpicos
  • 2 Half Ironman
  • 2 Maratonas
… e treinei. Treinei muito para as duas maratonas, tal como tinha planeado para o final desta época, precisamente porque era a última antes do grande objectivo da distância dos 3,8X180X42 … Ainda tive as duas experiências de Half Ironman, altura em que o treino foi mais dedicado à bike … Deu para perceber que vou ter um 1º semestre de 2011 de muito, muito treininho…

Fig 1 – Distância percorrida nos diferentes segmentos (ano de 2010).

Em 2010:
  • Corrida = 1911Km = 151h
  • Bike = 4568Km = 174h
  • Natação = 209Km =102h
Não é nada de especial, mas eu faço muita coisa… :) … se no 1º semestre o meu investimento foi na bike, por causa dos Half Ironman, no 2º semestre, a minha dedicação foi à corrida… por causa das maratonas.


Em 2011, o projecto é o IRONMAN. Sei que posso falhar, mas para já não me importo, se falhar. Mesmo assim, não me passa pela cabeça falhar, mas, se falhar, não é o mais importante da minha vida, por isso… vamos ao treino.

Fig 2 – Tempo de treino nos diferentes segmentos (ano de 2010) – a linha verde representa o
objectivo de treino para 2011.

Começarei a 8 de Fevereiro 6 meses de treino que eu próprio estou a planear… vai ser quase só endurance. No primeiro trimestre (FEV-MAR-ABR) o objectivo é fazer uma marca abaixo das 5h no HIM (Lx) e no trimestre seguinte (MAI-JUN-JUL) é para conseguir ACABAR o IM (Regensburg)… se possível na casa das 11 horas. Depois, algo mais haverá.

Tentarei fazer mais de 20h mensais quer na bike quer na corrida, aumentando progressivamente com o passar do semestre, isto, depois dum ano em que raramente andei acima das 12h mensais na bike OU na corrida. Mas agora é para treinar para um IRONAMN e tenho que lhe dar forte.

A minha previsão é treinar pelo menos 4 meses acima das 50h mensais…

Fig 3 – Tempo de treino global (ano de 2010).

O ano de 2011 vai ser um ano muito importante para mim… profissionalmente, pessoalmente… possivelmente é o ano da minha vida em que mais coisas me podem acontecer. E é absolutamente por acaso que tenho o raio deste projecto do IM.

Estou com vontade que este ano decorra, decorra…

Abraços.

4 comentários:

sica disse...

Já mostraste que tens a disciplina necessária para atingir os teus objectivos, agora é só continuar, boa sorte, nada de lesões e com saúde é o que te desejo em 2011

Unknown disse...

Oi camarada. Tens saúde; tens vontade; tens organização logistica e mental; no fundo tens tudo. O caminho não é fácil. MAs também se fosse não tinha piada nenhuma. Junto daqueles que te são queridos vais concerteza atingir os teus objectivos. Muita força camarada.

João Correia disse...

É preciso tempo para que o organismo crie as condições fisiológicas que as rotinas persistentes de treino vão introduzindo. Só a partir daí as tuas, neste caso, ambições relativamente às marcas poderão começar a surgir. O importante é que tu tens tempo e isso é muito bom. Quanto às metas, com a qualidade que o teu empenho revela... é canja.
Votos de que o sucesso seja atingido e te traga um pouco mais de felicidade.
Forte abraço, companheiro.

Anónimo disse...

Boas Rui...

Parabéns por 2010 e boa sorte para 2011.
Espero que todos os teu desejos se concretizem e que continues com essa motivação toda que é muito importante e saudável.
A vida com objectivos têm muito mais piada.... em vez de andarmos cá a deixar passar o tempo

Nelson Valente