domingo, 30 de novembro de 2008

Invernal de BTT da Guarda, correu uma maravilha...

Acabadinho de chegar de Trancoso, tendo aproveitado a visita aos meus pais para participar no Invernal de 2008 - BTT.

Não podia ter sido melhor opção... passei o Sábado no meio da neve: para a minha mulher e filho foram momentos de iniciação ao verdadeiro nevão, com Trancoso coberto de branco, ainda demos um saltinho à Serra do Pisco para experimentar a natureza com estas características. No Sábado cheguei a duvidar que ía participar no Invernal, telefonei para a organização a perguntar se ia "haver prova", e foi peremptória a resposta: "claro que há Invernal...". Nesse dia ainda não me tinha apercebido que a situação estava mais "branca" por Trancoso do que na Guarda... No dia seguinte, para sair de casa precisei de descongelar a fechadura do meu Land Rover... e percorri os primeiros 2-3 Km com toda a atenção do mundo, em baixas e com o Bloqueio do Diferencial ligado... Mas, na Guarda, quase que não havia neve... "óptimo" (pensei), e com o sol a abrir, sabia que íamos subir até aos 1200/1300 mts, a manhã adivinhava-se esplendorosa (e foi).

Senti-me um privilegiado, à terceira passeata de BTT (retirando o Triatlo BTT) estava a pedalar em neve, em plena Serra da Estrela, com a montanha a estender-se à nossa frente, num zoom que nos transportava dentro de um desses canais que agora reportam grandes aventuras. E foi um prazer percorrer aquela que considera a minha verdadeira origem... O mais engraçado era a forma como as pessoas se interessavam por nós, diziam as suas piadas, gozavam à maneira deles... como me identifico com eles, como os identifico com uma parte tão importante da minha vida.

Quanto à organização, também acho que esteve muito bem... bebi um chazinho em cada abastecimento, comi umas bolachinhas e chocolates, as minhas pernas e as bebidas energéticas fizeram o resto. Só a dificuldade ficou um pouco aquém do que estou habituado aqui pelo Norte, ainda por cima retiraram 12 Km aos inicialmente previstos na Maratona... mas para mim até foi melhor. Neste momento não tenho a certeza da minha classificação, mas falaram-me de 22º no final, com pouco mais de 4 horas (!!). Vamos ver se isto se confirma... apesar de estarmos a falar de 300 participantes na prova (Maratona e Meia-maratona).

Sem comentários: