domingo, 23 de novembro de 2008

Deixei de fumar há mais ou menos 1 ano...

Fez este mês de Novembro 1 ano que não fumo... Há por aí muitos ex-fumadores que sabem com precisão a data em que fumaram o último cigarro, mas eu não sei, nem quero saber. É coisa que nem me seria difícil saber, bastava consultar um calendário, um extracto bancário e saberia a data certinha. Tudo aconteceu na sequência de uma férias em auto-caravana com a minha família pelos Pirinéus franceses, em finais de Outubro de 2007. Como não podia fumar na auto-caravana, passava os dias a compensar o vício com pensos Nicotinel e fumava um cigarrito à noite, antes de ir dormir. No entanto, nos 6 meses anteriores tinha feito algumas tentativas, tinha abandonado o meu anterior emprego (muito stressante) no anterior mês de Fevereiro, tinha retomado a natação e tentava levar uma vida mais cuidada... O certo é que quando regressei da viagem, tive uma sessão de piscina na qual me senti "normal". Mas, nos dois dias seguintes retomei o meu macito diário... e a 2ª sessão de piscina, após a viagem de auto-caravana, foi desoladora. Não sei se certo, mas provavelmente errado, associei o cansaço, a dificuldade de respirar que senti nesse treino de natação, principalmente no contraste com o treino anterior, que os responsáveis de tão fraco desempenho eram os cigarros. E foi esse o dia em que fumei o meu último cigarro. Como tinha tido a experiência positiva de aguentar não fumar com os pensos Nicotinel, na viagem de auto-caravana, estabeleci um "sistema" de redução gradual da dependência da Nicotina, tendo por base os pensas, que começaram por ser inteiros, durante cerca de 15 dias, seguidos de 15 dias com pensos com quantidades de Nicotina inferior ou pensos cortados ao meio... Terei andado nisto 1 mês e meio, abandonei os pensos e, provavelmente já em ano de 2008, começava a acreditar que ía mesmo deixar de fumar. Nesta altura ainda não corria, mas já me passava pela cabeça "fazer um triátlo" para comemorar o feito do abandono dos cigarros.
Actualmente acredito que tenho vícios mais saudáveis. A corrida, a bicicleta, a natação, o triátlo. E estou convencido que enquanto estes durarem não voltarei a fumar.
É esta uma das razões de levar esta minha faceta desportiva tão a sério...

Mas esta não é mais que uma cena de um episódio deste projecto...

Sem comentários: