domingo, 23 de novembro de 2008

Lá consegui ficar nos 20 primeiros no BTT Triatlo de Leça do Balio.

Foi uma prova com muita gente a aproveitar para experimentar o triátlo, alguns, BTTistas bem fortes, mas foram os triatletas cá da terra que acabaram por ganhar a prova. Ainda não foram comunicadas (on-line) as classificações oficiais/finais, mas isso deu para perceber.

A prova, sendo uma experiência da Matosinhos Sport, deve começar por ser enaltecida nos seus aspectos mais positivos:
  • Paguei 3 € e tive brindes que não mais acabavam (bidões de bebida energética, barras de cereais, gel - ofertas da DietSport; TShirt; outros brindes...);
  • Inverteram a posição da natação, o que inicialmente achei estranho, mas foi uma modalidade que foi menos confusa que o normal, devido às largadas em rio ou praia com "grandes sovas de pontapés e murros"- que desta vez não houve;
  • Tinham uma equipa de apoio extensa, prestável e simpática, com malta a respeitar o desportista;
  • Levou esta prova para uma zona de Matosinhos, menos central, como Leça do Balio, tendo o percurso de atletismo despertado a curiosidade da população;
  • O percurso espectacular do BTT (esta visão até pode ser polémica porque sou um BTTista inexperiente, logo, com dificuldades em percursos técnicos - mas pude puxar forte, andar atrás dos que iam à minha frente, ultrapassá-los, e tive um despique interessante com dois ou três...
No entanto, nem tudo foram rosas e houve algumas falhas:
  • A inexistência de chips pode ter dificultado o controlo das voltas de BTT, atletismo e natação - a Run Porto, a Xistarca, a FPTriátlo, tem sistemas que ao certo mereceriam o investimento, mesmo que isso tivesse impacto no valor de inscrição;
  • O facto de o BTT se fazer em 6 voltas a um percurso (e não retiro o que disse sobre o espectacular que era) fez com que lentos e rápidos se perturbassem uns aos outros;
  • As instruções transmitidas na (1) Internet, no (2) briefing e (3) exigidas pelos elementos que arbitravam e controlavam as voltas de BTT e atletismo não coincidiram, o que levou a grandes confusões, desclassificações ou a classificações com resultados diferentes (ainda não sei as classificações... mas no próximo artigo voltarei a este assunto... eu fiz 6 voltas de BTT, 4 de corrida e 3 de natação, quando na Internet esta previsto 5, 3 e 3 respectivamente) - esta situação gerou chatisses enormes porque o atleta que ia em 1º na 3ª volta de corrida foi directo para a piscina e não terá feito a 4ª (tal como foi transmitido no briefing) - já na prova dos escalões inferiores havia miúdos que iam nos primeiros lugares que tinham feito apenas 1 volta de BTT e tinham que fazer 3;
  • Uma outra questão, que nada tem a ver com o ponto anterior, é a dos batoteiros, que resta saber se foram apanhados ou não - houve alguns participantes que não fizeram os 3X100 mts da piscina (o "W" que tinha que ser feito era cortado num "T"... eu vi participantes a fazerem isto quando chegava à bóia do vértice superior do "W", porque estava gente a chegar directamente do local da partida e não da bóia de onde eu era proveniente... e no final havia mais gente a falar disso...);
  • Há ainda um outro ponto que não vou deixar de referir e que não é muito aceitável - deixarem acabar a água nos abastecimentos da corrida e no final da prova. Eu nem fui muito afectado, apenas me faltou uma aguinha para molhar a boca na última volta, mas a malta que estava mais atrasada deve ter desesperado e sofrido... No final da prova apenas houve água para os 30 primeiros e o resto da rapaziada tinha que voltar para a piscina?
Para fechar este assunto, o saldo é positivo, mas porque foi a 1ª edição - na próxima justifica-se mais antecipação destas complicações.

Fica para o final do meu relato a forma como me senti e como me sai.
Gostei desta minha experiência depois do Super Sprint de Aveiro. Estou mais forte em todas as modalidades, mas foi na bicicleta que mais o senti (neste caso senti-me forte no BTT, até porque havia muitos BTTistas no pelotão à partida e era 17º na transição - vaeu a pena a incursão pela Maratona de BTT da Póvoa do Vazim e pelo Raid BTT do Sobrado). Também senti muita força na natação, onde só ganhei lugares, mas muitos foram dos que estavam com voltas de avanço sobre mim (ganhas antes de chegar à piscina). Na corrida também sinto que estou mais forte mas não tenho treinado a transição bicicleta-corrida e senti-me a derrear quando comecei a correr... para além disso tinha umas rampas fortíssimas, o que não é o meu forte (tenho que treinar esta parte em Dezembro). No final aparecia como 19º da lista (nem sei o tempo que fiz porque não desliguei o cronómetro...), mas fiquei com a ideia de que havia contas mal feitas... Seja como for, fiquei muito contente com a forma como decorreu a prova e com o resultado que tive.

Saldo positivo para mim também porque estou em treinos...

Sem comentários: