terça-feira, 7 de setembro de 2010

Semana de 30/8 a 5/9

Boas…

A exemplo de outros companheiros e porque me parece bem partilhar o tipo de treino que fazemos... aqui está a minha parte. Assim, revela-se o porquê dos resultados :) (sejam bons ou maus) … não o farei sempre porque sei que vou acabar por ser preguiçoso…

2ª feira:
Descanso (da semana dos 73 Km de bike, dos 51 Km de corrida e do Triatlo de Gaia – na véspera)

3ª feira:
20,2Km de corrida em 01:49:43 (alongamentos antes e depois + 15 Km a 5:45 + 4 Km a 4:50)
NOTA: Regresso aos treinos à noite…

4ª feira:
45 min. natação = 2,1Km (rolar) + bike indoor (45 min. a uma média de 145 ppm) NOTA: Regresso aos treinos indoor de bike… se em Ggaia pensei que estava a andar bem, neste dia pensei que estava em baixo de forma na bike indoor… no fundo foi um mês em que só fiz bike outdoor… :)

5ª feira:
19,7Km de corrida em 01:37:26 (alongamentos antes e depois + 3 Km a 5:00 + 13 Km a 4:40 + 3 Km a 4:32) …
NOTA: logo no início tive que parar para urinar e senti um forte ardor nas vias urinárias… ainda pensei em parar e desistir do treino, mas continuei. No final estava pronto para ir tomar banho, voltei a urinar e … sangue… Fui ao HSJ (foi quase directa) e o diagnóstico era pedra nos rins… que feriram as vias urinárias (nunca tive dores... mas tomei a cortisona que me receitaram para os 3 dias seguintes e, hoje, a urina era branquinha… isto porque tive que beber muita água para ir fazer ecografias aos rins, prostata, etc… e não há lá nada… Hipótese levantada: “os rins secaram…”, problemas de hidratação… Mas parece-me que a história não fica por aqui…

6ª feira:
55 min. natação = 2 Km (técnica + rolar)

Sáb.:
25,36Km de corrida em 02:19:08 (alongamentos antes e depois + 9 Km a 6:00 + 8 Km a 5:30 + 7 Km a 4:40) …

Dom.:
bike indoor (1h a uma média de 132 ppm)


TOTAL: Aproximadamente 9h de treinos nos 3 segmentos (inclui os 65Km de corrida) …

5 comentários:

Vermes e outros contos disse...

Olá Rui,

espero que já estejas melhor e que a coisa não tenha mais desenvolvimentos. Sangue na urina não é bom... toma cuidado com a hidratação. Vale mais uns dias de descanso voluntário do que umas semanas de descanso forçado.

Abraço,

Ricardo Baptista disse...

Olá Rui,
Eu acho que os blogues de atletas de elevada categoria como a nossa devem servir também para isso, para partilharmos a experiência e aprendermos uns com os outros.
Se bem que não faço sempre isso, é aquela coisa que ataca às vezes: perguicite...
Epá, mas isso do sangue na urina não deve ser nada de bom.
Cuida-te.
Bons treinos.

Outwit the devil rushed! disse...

Pois é...

Também resolvi partilhar a coisa do sangue da urina porque parece que pode ter a ver com exercício físico intenso...

A médica que me fez as ecografias também era corredora e foi ela que colocou a hipótese deste acontecimento estar relacionado com o exercício físico intenso... No entanto, pode haver várias explicações... Há um companheiro bloguer que já fez citações sobre o assunto: http://www.jmaratona.com/2008/05/exerccios-fsicos-possveis-complicaes.html

Entretanto, sinto-me bem... aliás nunca me senti mal... vou fazer mais exames para a semana para ver evoluções... mas neste momento acredito que não é tão grave como parecia inicialmente. Como era muito sangue (parecia sumo de amora) o primeiro pensamento era de que poderia ser algo grave, mas pelos vistos a grande quantidade de sangue até nem é sinal de gravidade ... provavelmente é resultado de uma contusão ou qualquer coisa do género. Os casos graves de sangue na urina parecem estar relacionados com quantidades menores, só detectáveis nas análises à urina.

Espero que assim seja.

Abraços...

Paulo Neves disse...

Olá Rui!

Espero que esteja tudo bem contigo e que o incidente que relatas tenha sido completamente ultrapassado! Deixaste-me ainda mais preocupado com a questão da hidratação. Eu bebo pouquíssimo. Tenho imensa dificuldade em beber quando não tenho sede e, de facto, normalmente não tenho. Claro que nos treinos mais longos vou-me abaixo ao fim duma hora e chego ao fim esganado de sede... Vou ter de hidratar com mais perseverança!
Quanto aos treinos verifico que, apesar de termos os mesmos objectivos, eu ando a treinar MUITO MENOS. Agora ando a concentrar-me nos treinos para a maratona. Por isso ando a fazer quatro treinos de corrida semanais de 40 a 50 minutos cada um, excepto ao fim de semana onde meto um treino mais longo quando não tenho provas. Já fiz um de 1:15 outro de 1:50 e tenciono fazer outro de 3 horas! Desde o início da semana recomecei com a natação e já me estou a ressentir... Bicicleta não tenho treinado. Vou-me preocupar com o ciclismo quando conseguir equilibrar a performance nos 3 segmentos!

Andas mesmo a fazer muitos quilómetros! Não sei qual a melhor estratégia mas eu optei por uma carga muito inferior até porque de facto me custa imenso correr muito tempo seguido...

Espero encontrar-te no super sprint da Póvoa!

Grande abraço!

Bluewater68 disse...

Boa tarde Rui Pena. Vim aqui dar através de uma referência que Miguel Torres deixou no meu blogue. Aparentemente tivémos o mesmo problema. Eu fui corrido a antibiótico e estive 4 dias sem fazer exercício. Hoje voltei a correr 10Km e parece que está tudo normal. Seja como for, o susto foi enorme e para ser sincero, só tenho pensado nisto.
Este post já é muito antigo e nem sei se este comentário vai ser lido, mas se fosse possível, seria possível dizer se desde então houve mais algum episódio desses? Ficou tudo bem? Obrigado.
A minha experiência A Fucking Kidney Stone?