quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Off Topic I - Antigamente

Espero não abusar muito destes Off Topic... de facto não é a razão de ser deste blog, mas há uma história que está a ser mal contada. Sinceramente, interessa-me pouco o presente e o passado, a não ser porque é o que determina o já e o futuro...

O poder conquista-se!

Sou natural de uma cidade do interior, que me habituei a tratar por "vila"... Muitas vezes disse "sou da vila", ou "vou à vila"... Actualmente, visito-a amiúde e só não vivo lá porque deixei que a vida tomasse algumas decisões por mim. Gosto de passear pela zona antiga da "vila", onde passei a minha infância, geralmente na companhia da minha mulher e filhos, ou com o meu pai. Foi num destes passeios que perguntei a este último por um edifício abandonado há muitos anos. Escorreu uma série de histórias sobre os proprietários, herdeiros de um homem com muitas propriedades lá na terra (não se cruzou comigo na vida)... Habituado a começar a pensar as pessoas pela sua história, questionei-o de imediato pela aldeia onde ele tinha mais propriedades, pensando que assim saberia algo sobre as suas origens. Respondeu-me que tinha propriedades em "todas as aldeias". Sei que olhei o meu pai com um sentimento de dúvida e de espanto por esse facto. Pareceu-me que foi o que o meu pai leu imediatamente no meu olhar e, com um ar revelador, disse-me: ele emprestava dinheiro a quem queria ir para o Brasil... às letras que eles assinavam, acrescentava-lhes um zero! Por exemplo, emprestava 10.000 Reis e acrescentava um zero para pedir 100.000 Reis... aos emigrantes que regressavam ricos. Estes recusavam a pagar as letras. Entre julgamentos contra ele e dele para os devedores, ficou com propriedades em tudo quanto era aldeia...

Sem comentários: