segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ironman Regensbourg

Boas.
Amanhã parto para Regens-bourg, conjuntamente com o Daniel (AASM) e com o Faber (Individual). O Emanuel, por causa de uma lesão, fica em Portugal. Na prova, teremos a companhia de mais 2 portuguesas do Ribabike, Associação 20 Km de Almeirim (pelo menos constam na Start List). Espero poder encontrá-los e transmitir-lhes apoio. Seremos mais de 2500 na linha de partida...

Pessoalmente, este é o maior desafio desportivo da minha vida. Até há bem pouco tempo nunca pensei em estar a 5 dias de enfrentar a tentativa de concluir um triatlo na distância Ironman. Mas estou com pensamento positivo relativamente “à coisa”. Tenho a sensação que o pensamento positivo não é, pelo menos em sua grande parte, intrínseco à minha personalidade, mas sim, resulta de uma preparação por que passei: delineei um plano (minimamente sustentado), consegui cumpri-lo em grande parte e passei por muitos sacrifícios e dificuldades para o levar a cabo.

Foram muitos os dias em que saí de casa às 22:30 para fazer uma corrida de duas ou quase três horas (regressava depois da 1:00, tomava banho, comia alguma coisa, desacelerava, e lá ia dormir… no dia seguinte estava de pé às 6:00, 7:00 ou 8:00, confirme a necessidade). Foi à noite, que mais treinei. Tentei sempre não perturbar muito a família, o que nem sempre foi fácil... Mas qualquer outra opção era pior. Assim, lá fui treinando.

Também tenho um novo projecto profissional em mãos, no qual estou a investir bastante, mas aqui o objectivo é ter mais controlo sobre o meu quotidiano laboral, sem que isso implique mais trabalho, ou melhor, mais horas de trabalho (é um desafio difícil, principalmente neste contexto de crise económica, mas até agora não me trouxe muito stress) … isto não me perturbou o treino.

Ora bem, agora tenho pela frente 3,8Km a nadar, 180 Km de bicicleta e uma maratona a correr. Nenhuma das distâncias me é estranha individualmente… Mas agora é tudo seguido, sem parar. Há algum tempo que faço uma conta simples: 1:15 a nadar, 6:00 na bike e 4:00 na corrida… mais 5’ para cada transição. Resultaria num tempo final de 11:25h. Pergunto-me se é optimista (?). Respondo-me: SIM. Mas, pensando de forma mais realista: 1:20 a nadar, 6:15 na bike e 4:30 na corrida (mais 5’ para cada transição). Desta feita resultaria num tempo final de 12:05. Logo, o meu 2º objectivo (o 1º é sempre concluir a prova) é: baixar das 12h. Sendo as 11:25 o meu marco de referência para um bom tempo.

Vamos lá sistematizar:
PRIMEIRO OBJECTIVO: Concluir "a coisa";
SEGUNDO OBJECTIVO: Baixar das 12h;
TERCEIRO OBJECTIVO: 11:25h.

NOTA: Há que ter em consideração a confusão que vai ser a natação, algumas dificuldades (rampas) na bicicleta... mas também vai estar bom tempo (nublado... e sem chuva, como eu gosto).

Até Domingo.

6 comentários:

Vermes e outros contos disse...

Não tires os olhos do primeiro objectivo. Vai sempre confortável. O pior estará sempre lá mais para o fim...
O mais difícil já está feito. Estás preparado. Vai ser difícil, mas vais terminar (cuidado com os furos:)

Boa sorte, Rui.

sica disse...

Força Rui, a sorte protege os audazes ´vais levantar-te de manhã e só vais ter um objectivo cortar a linha de meta, nessa altura olha então para o relógio.
Um abraço e força

João Paulo disse...

Como sempre somos muitos os que nos sentimos tocados pela tua coragem e determinação. Vamos ficar por cá e por aí espalhados a desejar que o objectivo seja cumprido e vais ouvir-nos a cada instante força RUI

Mark V disse...

Parab

éns Rui! Estive grande parte do dia a acompanhar e a vibrar com teus splits!
http://ironmanlive.com/tracking.php?race=regensburg&year=2011

Prova superada!!
1 abraço
Mark

Triatleta disse...

Parabéns Rui!

Cumpriste os teus dois objectivos realistas ;-)

Boa recuperação e um grande abraço.

MT disse...

Parabéns Rui! Acabar é muito bom e abaixo das 12h ainda melhor. Espero um dia também conseguir acabar :)