sábado, 10 de outubro de 2009

Ironman Kona

De facto nunca antes pensei neste dia como tenho pensado este ano. Também não vou acompanhar o evento de forma religiosa, há treinos e família que são prioritários, mas vou estar muito atento.

Como tenho uma série de companheiros-bloggers-corredores, que seguem os meus posts, faço questão de divulgar este dia como o dia que me tem inspirado na minha prática desportiva e que é o que representa a criação do triatlo contemporâneo (exactamente neste local, com este formato… assim reza a história).

Hoje à tarde, 10 de Outubro, às 17:45h, terá início o que é considerado o Campeonato do Mundo de Ironman. É a competição que junta todos os triatletas que conseguiram o direito de inscrição nas diversas provas do circuito mundial. Basicamente, há provas deste circuito por todo o planeta (aqui próximo de Portugal temos o Ironman Lanzarote ou o Ironman Nice) nas quais são distribuídos direitos de inscrição (“slots”) para os melhores por categoria (Elites - profissionais, amadores por escalões - Age Groups, Masculinos e Femininos). NOTA: Todos têm a possibilidade de competir com os do seu escalão (por exemplo, no escalão 75anos-79anos, por cada prova do circuito há um determinado número de apurados), sendo assim possível estar no Ironman Kona desde que para isso tenha obtido o respectivo “slot” para o evento… que pelos vistos é daqueles momentos de plenitude para quem lá vai…

Já tivemos anos com razoável representação portuguesa. Este ano vamos ter 2 portugueses:
Elites: Sérgio Marques, que num dia bom poderá ficar no Top 10… apesar da época não lhe estar a correr da melhor forma;
Age Groups 40-44: Paulo Codinha, que me parece que vai para conseguir o tal grande momento da sua vida, podendo baixar das 10h.

Podem acompanhar a evolução dos nossos atletas aqui. Sérgio Marques nº 65 (PRO M) e Paulo Codinha nº 921 (AG 40-44).

O Ironman Kona 2009 pode ser acompanhado em directo, na Internet, aqui:

Site ironman
ou
Site universalsports

E há um fórum de malta do Triatlo Longo (Tri-Oeste) que tem estado muito activamente a comentar e acompanhar o evento.

Abraços.

Sem comentários: