domingo, 6 de setembro de 2009

Grande treino, concluído com a Corrida do Homem e da Mulher…

Dá-me sempre um grande prazer, que nem sei explicar muito bem, correr no meio de corredores populares, ouvir as bocas que mandam uns aos outros, desafiar-me a tentar acompanhar o ritmo de um que vai mais rápido, ver os sorrisos, os cumprimentos efusivos e, no final, a satisfação escondida nos rostos do sofrimento realizado…

Assim, não consegui deixar de me inscrever na Corrida do Homem e da Mulher (Edição 1). No entanto, estou numa fase em que quero investir numa boa base de corrida, bicicleta e natação. O objectivo é a longo prazo e tento disciplinar-me o melhor que posso para colher os frutos mais tarde.


A ideia era fazer um treino longo de bicicleta, seguindo para a Corrida do Homem e da Mulher. Alguma preguiça ao acordar fez com que apenas às 8:08 estivesse a sair de bicicleta, junto à rotunda de Matosinhos. Nesta altura achava que não poderia fazer sequer 60Km porque teria de sair por volta das 10 horas daquele mesmo sítio em direcção a Leça, onde começava a corrida. Talvez tenha sido este pensamento que tenha feito com que tivesse andado um pouco mais depressa, sem nunca chegar ao esforço que normalmente imponho em provas, o certo é que ao fim de 30 Km eram 9:06. Nesta altura decidi que chegaria aos 60Km e seguiria para Leça. Assim foi, às 10:03 estava a chegar ao carro, coloquei a bicicleta no suporte, coloquei o cadeado e vesti a T-shirt oficial da corrida, onde tinha colocado previamente o dorsal. A transição acabou por ser lenta e às 10:07 estava a sair em direcção à Brito Capelo. Era altura de me alimentar e seguir num ritmo razoável. Às 10:25 já estava no local de partida e para não arrefecer lá dei mais umas corridinhas de um lado para o outro (ainda encontrei um velho amigo... o Moreirinhas, a entrar agora neste mundo). Terei feito aproximadamente 4,5Km até ao início da Corrida do Homem e da Mulher. Depois da partida, foi deixar-me levar. O ritmo era em torno dos 5 min/Km e começava a sentir muito o cansaço. No último Km tive a companhia do Mark Velhote, que estava a passar por mim, que está em preparação para a Maratona do Porto e tem um ritmo bem à frente do meu. Acabei por fazer este último Km um pouco mais rápido, o que foi muito bom - excelente forma de acabar o treino (muito boa companhia o Velhote).

No final eram 11:06, tendo estado quase 3 horas a treinar e a Corrida do Homem e da Mulher deu um tempo de 34:14 min. no meu cronómetro. O treino de bicicleta foi feito a um ritmo superior a 30 Km/h e o de corrida inferior a 5min/Km, o que me deixou bem contente.

Sem comentários: