segunda-feira, 28 de setembro de 2009

1,5Km X 40,5Km X 10,5Km X 1100Km X 1voto


Foi um fim-de-semana sempre de um lado para o outro...

Começando pelo fim, hoje fui votar à minha terra natal, Trancoso, o que me custou 400Km... Mas tinha direito ao voto.

Somando estes 400Km aos 700Km de ontem, para ir fazer o Olímpico de Setúbal, a soma dá 1100Km.


O que valeu foi mesmo a companhia. Hoje foi a do meu miúdo e ontem com dois companheiros triatletas, O Paulo do Clube de Veteranos do Porto e o Nuno do CCDM Matosinhos. A blogosfera permitiu estes contactos e eis-me na companhia de outros triatletas para poupar uns tostões e ter viagens suaves e a conversarmos sobre assuntos que são muito do nosso interesse: triatlo.

Como a noite vai larga, este relato vai ficar breve.

Estou numa fase em que tenho feito treinos longos e nem sabia bem como seria o meu desempenho.

Na natação tínhamos uma "ondinhas" que nos retiravam completamente a visibilidade... e assim senti as dificuldades das águas abertas. Resultado: fui sempre a "apalpar" o mar, para ver o que ele me dava... Deu 31:45m.

As transições tinham sido programadas para ser mais rápidas. Coloquei elásticos em vez dos atacadores e era para ser "sempre a abrir"... Assim foi. No final da natação tinha o companheiro de viagem Paulo a passar por mim e pensei em seguir-lhe a roda. Ainda estive 1 volta atrás de um grupo que se foi criando atrás dele. Fiquei muito bem impressionado com a determinação com que carregou com aquele grupo naquela e nas restantes voltas do percurso de ciclismo. No entanto, eu não estava forte... senti mesmo que o folgo estava a faltar e deixei-me ficar. Ainda tentei apanhar mais um par de rodas, mas era pouca a minha capacidade. Senti dificuldades no ciclismo e acabei com 1:17:23... O percurso nem era complicado, mas preciso de continuar a treinar bem o ciclismo... tenho que conseguir muito melhor.

Já estava com vontade que a corrida chegasse... Chegou... e tínhamos logo no início uma grande rampa. Como tenho andado a treinar transições da bicicleta para corrida, estava forte e passei logo ali uma série de companheiros... Alguns acabaram por me passar mais à frente, mas percebi que na transição mesmo, os treinos resultaram. Foi logo ali que comecei a sentir uma picadinha na zona dos calcanhares dos pés (nos dois). Eram bolhas, resultantes da fricção do pé molhado, com alguma areia, nas sapatilhas. A meio do segmento de corrida deixei de sentir a dor (psicologicamente) e tentei concentrar-me na corrida... assim foi. Tivemos que subir 4 vezes a tal rampa do Parque Albarquel, onde se realizou esta prova. Foi dar-lhe o que pude... e deu 50:24.

No final fiz 119º, com 2:41:47, numa prova com distâncias a ultrapassarem os 40km de ciclismo e os 10Km de corrida. Fiquei a 4min. do Paulo e a 2min. do Nuno (que esteve doente na última semana e não terá conseguido o desempenho de que é capaz)... Mas foram boas referências para mim.

Para o ano há mais e quero ver se coloco estes 2 (ou outros) triatlos como objectivos na minha preparação... e tentar ficar nos 100 primeiros no nacional.


Um grande abraço para o Paulo e para o Nuno. Espero reencontros para breve em triatlos ou corridas.

4 comentários:

MT disse...

E domingo em Coimbra? Vais estar por lá?

MPaiva disse...

Rui,

Parabéns pelo belo desempenho nessa prova e pela evolução que estás a conseguir no triatlo!

abraço
MPaiva

PS - Manda-me os teus dados para fazer a inscrição na Meia Maratona Sport Zone (II Meeting Blogger).

João Paulo Meixedo disse...

Um abraço, pá; e não sei me me reconheceste, mas era eu a correr um dia destes em Matosinhos, com um grupo de mais de 10.

Rui Pena disse...

Reconheci pois,

Eu só não segui convosco porque tinha um amigo à minha espera na Ponte Dom Luís... com hora marcada.

Abraço e até um dia destes,

Rui