domingo, 29 de maio de 2011

Triatlo Logo de Aveiro = 5:11:03

Estive hoje em Aveiro, numa manhã que se esperava difícil pela chuva, mas acabou por ser o calor do meio-dia a principal dificuldade.

Consegui fazer a minha melhor prova na distância Half-Ironman com um tempo que me aproxima das 5h mas que me deixa mais distante do que achava ser possível. Como é óbvio, estou muito satisfeito porque isto é o resultado de muito treino e o sinal que procurava de que estou a trabalhar minimamente bem.

Tal como prometi, na perspectiva desta prova (quando perspectivei a semana de treino), procurei ter uma atitude mais determinada na natação e ciclismo, correndo o risco de quebrar na corrida… dito e feito.

A natação começou lenta, provavelmente porque não fiz o devido aquecimento, e demorei-me a na tal “determinação”… só na 2ª volta coloquei mais energia nas braçadas, procurando alcançar grupos que seguiam na minha dianteira… (segmento de natação feito em 34:55).

No ciclismo, desde o início procurei rolar um pouco acima do confortável, e fui alcançando parciais de 10Km sempre em menos de 20 min. … sabia que ia para um bom tempo… e assim foi: 02:47:54 a 32,02 Km/h.

Comecei a corrida com cerca de 3h25min de prova (incluindo o tempo das transições), o que me entusiasmou para tentar uma meia-maratona ligeiramente melhor que a de Lisboa, tendo em vista a possibilidade de ter um tempo abaixo das 5h. Procurei mais uma vez seguir um pouco acima do confortável, segui a 4:20 - 4:30 nas primeiras duas voltas. Mas já na 2ª volta comecei a quebrar, 1º para os 4:40, depois 4:50 e depois acima dos 5:00… Pensei que ia ficar por ali… Deixei-me ir, na 3ª volta cheguei a fazer 1Km a 5:30, e resolvi alimentar-me… o entusiasmo inicial distraiu-me da alimentação e só quando me senti a quebrar, com o aproximar do final da 2ª volta, é que ingeri o meu primeiro gel… No final da 3ª volta, meti mais um gel p’ra dentro… O certo é que com a 4ª volta regressou a força e melhorei o meu PACE… seguia entre os 5:05 e os 5:15… Na última volta forcei o ritmo na perspectiva de baixar das 5:10:00 … acabei a meia-maratona com 01:45:24 e o tempo final de 05:11:05…

Estou contente.

5 comentários:

MPaiva disse...

Rui,

Fizeste uma grande prova e o record pessoal é um justo prémio pelo aturado plano de treinos que tens cumprido.
É pena o contratempo que tiveste com a alimentação, mas cada prova tem a sua história e serve para nos dar mais experiência para, em futuras competições, corrigirmos os erros anteriores.

abraço
MPaiva

sica disse...

Rui, tens uma larga margem de evolução no ciclismo e tu sabes disso, sê paciente que vais baixar das 5 horas, agora concentra-te no principal objectivo da época.

Mark V disse...

Parabéns Rui!
A máquina está afinada e o próprio post parece transparecer uma tranquilidade própria de quem está a treinar para um IM, ou seja, já fazes um Half sem dificuldades de maior.

A melhorar sem dúvida (pelo que tenho lido) é a nutrição durante a prova. Não pode falhar.

És 1 exemplo que espero conseguir seguir!
Abraço

Mark

Triatleta disse...

Muito bem Rui!

Trabalho e evolução = Satisfação :-)

Com algumas correcções no desenrolar da prova, podes ambicionar um resultado ainda melhor.

Boa recuperação e um abraço.

Vermes e outros contos disse...

Parabéns pelo record! Menos 4 minutos não é de menosprezar. É um sinal de que estás a evoluir. Pode ter sido menos do que esperavas, mas não deixa de ser o teu melhor até ao momento.