quinta-feira, 1 de abril de 2010

Como estou em dias de descanso, deu-me para a escrita…


Depois da minha passagem pela Blogosfera Corredora do Correr por Prazer, aproveito para agradecer ao Vítor a cedência de uma parte do espaço do seu site para a minha própria promoção e deste meu Doces Desportivos… Agradeço também as palavras amigas de quem por lá as deixou e, a quem não as deixou, também agradeço as que pensou.

Mas o Miguel chamou à atenção de que pode haver mais actividade cá pelo meu blog… Assim, hoje resolvi aproveitar o tempo extra que tive…

Como me têm questionado pelos meus projectos no curto prazo… e pensei que nem sequer tinha aqui apresentado o meu calendário para 2009… decidi que era um bom motivo para este post.

Assim, o meu calendário tem como bandeiras da minha preparação os triatlos Olímpicos do Campeonato Nacional (os que se vão realizar no continente): a 16 de Julho em Aveiro e a 27 de Setembro em Setúbal – optei inicialmente por investir nestas provas porque não teria muito tempo para levar a sério distâncias mais longas… Este ano estou limitado nos tempos diários para treinar e tenho procurado fazer com a grande maioria não ultrapasse a 1h ou 1:15h… No entanto, a época não poderia ficar por aqui. O ano de 2010 também terá que me proporcionar a experiência de passar pela distância longa e, havendo dois eventos aqui bem perto, lá vou eu: 24 de Abril em Lisboa (1,9X90X21) e 30 de Maio em Aveiro (1,9X90X21) – a ideia é treinar para conseguir fazer os 90 Km de bike sem que tenha que andar a grandes ritmos e depois ser ainda capaz de fazer uma meia maratona. Não vou investir muito em treinos, nem nas provas… se tiver que ir mais lento, vou… mas é para fazer tudo para chegar ao final. Tenho ainda a intenção de fazer 2 maratonas: a do Porto (7 de Novembro) e a de Lisboa (6 de Dezembro). A primeira será feita sem preparação, nas calmas e se tiver que desistir, também desisto, e a segunda já será feita com mais tempo de preparação e será “a” minha maratona de 2010.

Estes eventos são os que mais me interessam, mas também estou inscrito no XTerra, já este Sábado, 3 de Abril, evento que está enquadrado naqueles que chamo de “experiências”… vai ser duro, muito duro (natação no rio, seguido de 38Km de BTT muito técnico, em sobre e desce constante e a acabar 10 Km fora de estrada com metade em plena praia da Figueira da Foz…).

Já agora, para ficar claro, as minhas “bandeiras” (Olímpicos do Campeonato Nacional) poderiam proporcionar-me a ida à finalíssima no Estoril (10 de Outubro), mas para isso teria que melhorar substancialmente os meus desempenhos do ano passado (5 min. em cada segmento) … o que é muito difícil. Para além disso, pelo que se está a ver nas primeiras provas deste ano, poderá não ser suficiente porque há cada vez mais gente a andar muito, muito rápido… Mas vou dar o que tenho e o que não tenho.

Abraços

2 comentários:

MPaiva disse...

Rui,

Pelo que vejo tens planos bastante arrojados mas que sinto estarem perfeitamente ao teu alcance.
De tudo isso conto ser teu parceiro de aventura, pelo menos, na Maratona do Porto que, como é óbvio, não é para desistir, nem que seja ao pé-coxinho!"!!

abraço
MPaiva

Vermes e outros contos disse...

Parece-me muito bem Rui. O Ironman e as ultras hão-de chegar a seu tempo.