domingo, 7 de março de 2010

XX Meia maratona Cego do Maio


Desloquei-me hoje à Póvoa do Varzim para fazer uma meia maratona propícia para boas marcas, uma vez que é praticamente plana, sendo que a chuva, que se fez sentir esta manhã, deu tréguas mal se deu o tiro de partida… Havia boas condições para uma excelente prova e tinha que seguir num bom ritmo... sai de casa meio convencido que iria obter a minha melhor marca na distância. Tinha reduzido a intensidade dos treinos na última semana e estava bastante confiante... Resolvi fazer a prova num ritmo que sentisse como confortável… próximo do limiar de sofrimento, mas confortável. Assim foi, e procurei não deixar esse ritmo… talvez apenas na fase final (2 últimos Km) acabei por estar mais do lado do sofrimento.

Na corrida, procurei seguir o ritmo de outros companheiros, mas sempre no tal ritmo confortável… quando percebia que estava a deixar o conforto, não hesitei em deixar-me ficar para trás. Com isto, fiz os primeiros 5 Km em torno dos 4:15/Km e, depois disso, procurei seguir sempre abaixo dos 4:30/Km, o que foi acontecendo, excepto nos tais dois últimos Km (4:40 e 4:38),a altura em que senti que estava a entrar na “zona” do sofrimento.

Segui quase sempre com 3-4 corredores e chegámos mais ou menos juntos ao final. Passámos muitos atletas e fomos ultrapassados por muitos, também… NO final, fiquei contente por ter conseguido uma prova num ritmo mais constante que na meia maratona Manuela Machado e, obviamente, por ter feito a minha melhor marca (1:33:49), sendo que considero que posso fazer ainda melhor (no que respeita à constância e à marca). Mas tenho que continuar a trabalhar… (assim… devagar, como tem sido até aqui…)

Duas notas:
  • Pela primeira vez corri com pelo meu novo clube de corrida (SPORT CLUBE AMIGOS DA BAIONA) … é um clube criado por vários elementos da minha família, uma vez que temos relações com esta aldeia/lugarejo algures quando acaba o Alentejo e começa o Algarve… No caso, é natural da Baiona a avó materna dos meus dois filhos… é terra de que muito gosto.


Ver mapa maior

  • Também gostei de apoiar e sentir o apoio e cumplicidade dos meus colegas de clube de triatlo (ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE SÃO MAMEDE) … a partir desta época estou ligado a este clube. Voltarei a este assunto em breve.

10 comentários:

sica disse...

Continua a evolução na corrida, como é que vão os outros segmentos?

Outwit the devil rushed! disse...

Obrigado Sica pela tua atenção...

Os outros segmentos têm sido o meu principal investimento nos últimos 2 meses, e assim continuará a ser.

Para já, na bicicleta estou a investir em treinos longos (2-3 horas) em casa, sempre a rolar e outros de intensidade alta -cerca de 1h... faço um treino de transição bike-corrida ao Sábado...

Piscina, estou a tentar melhorar a técnica, orientado pelo treinador da AASM... isto fez com que passasse a estar mais tempo na água e estou a começar a sentir que posso dar um bom salto...

Mas não poderei evoluir assim tanto num ano... isto leva TEMPO (por isso é que fico contente com ganhos como o desta Meia maratona...)

Abraço,

Obrigado

Paulo Neves disse...

Olá Rui!

Parabéns pelo teu tempo!
Um novo record é sempre uma festa! Eu também melhorei o meu tempo! Pelo meu cronómetro fiz 1:35:59! Melhorei quase em dois minutos o meu melhor tempo obtido em Cortegaça no ano passado. Mas isto sem uma disciplina de treinos como a tua não vai a lado nenhum. Ao contrário de ti, eu sofri a partir do Km 15 e hoje precisava duma de cadeira de rodas!

Um abraço,
Paulo

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Parabéns pelo record. Sabe tão bem...seja lá a que nível for: trabalharmos e vermos resultados é formidável

Parabéns e continuação

Ana Pereira

MPaiva disse...

Rui,

Muitos parabéns pela tua marca e por teres conseguido fazer uma prova sem um sacrifício excessivo! Estou certo de que, com a consistência que estás a ganhar, mais tarde ou mais cedo chegarás ao clube dos sub-90 na Meia Maratona!

abraço
MPaiva

elisabete goulao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Outwit the devil rushed! disse...

Olá Paulo, Ana e Miguel...

Obrigado pela visita aqui ao meu blog. Fiquei todo contente com as felicitações...

Até pode parecer pelo relato, mas também me foi difícil... uma meia maratona custa sempre...

Vou continuar a trabalhar (ainda sou um corredor recente)...

Caros Miguel e Paulo vamos encontrar-nos no Duatlo da Póvoa... e se calhar já no dia 14...

Abraços para os 2 e beijos para a Ana.

PS: Miguel, temos que dar força ao Velhote para entrar nisto do Triatlo/Duatlo também.

RuiRuim disse...

Parabens Rui! Se treinasses só corrida já tinhas baixado da 1h30m

Anónimo disse...

Olá Pena
muito bom tempo, claro que és homem para baixar da 1h30.
Continuação de bons treinos sejam eles lá quais forem e garnde abraço,
António Almeida

Mark V disse...

Olá Rui,

Parabéns pelo resultado! Aos poucos vamos baixando as marcas e este prova é de facto excelente!

1 abraço