domingo, 28 de março de 2010

Duatlo BTT da Póvoa do Varzim

Estava mesmo com vontade de recomeçar as provas de Duatlo/Triatlo e hoje lá deixei saltar cá para fora esta vontade toda. Aconteceu no Duatlo BTT da Póvoa do Varzim.

Dois pontos prévios:

1 - Eu era o único representante do AASM, não houve adesão no clube a esta prova, mas como ainda não tenho o equipamento da equipa, até estava meio disfarçado… Mas já está, esta foi a minha primeira representação pelo meu clube de triatlo.

2 – Na start list estavam muitos Cyber runners: o Velhote, o Miguel Paiva, o Miguel Torres e o João Fernandes, estes últimos também dedicados ao Triatlo e Duatlo (respectivamente). O Velhote, por ser um corredor para 36min aos 10K seria a minha motivação para a bicicleta (tentar alcança-lo) e o Miguel Paiva seria a minha referência na 1ª corrida, porque pensava estar próximo do nível dele (!!!). O João Fernandes, sabia que se o vislumbrasse no decorrer da prova, era porque me estaria a sair muito, muito bem… ainda o tentei seguir na 1ª volta de corrida… mas…

MINI-RELATO:
Houve um grande atraso na partida, uma vez que decorreram provas para os mais miúdos (que acho que não estavam previstas)… mas também pode ter sido da mudança da hora!!! No entanto, eu estava ali para me estrear na época de Triatlo/Duatlo e estava era com vontade de começar a correr… Mal demos conta da partida e lá fomos, sai para tentar fazer 20 min., fui forte, com o Nuno Mendes (do CCDM Matosinhos, companheiro da minha viagem ao triatlo de Setúbal em 2009) mesmo junto a mim… ainda trocámos palavras e ele disse-me que “estava com bom ritmo”. Na minha cabeça, era um ritmo que tentaria manter até ao final, mas comecei a quebrar… Depois foi vê-los passar, o Velhote e o Fernandes já lá iam há muito, mas passaram por mim o Nuno Mendes, o Miguel Paiva, o Paulo Neves (do CVP, o outro companheiro da viagem a Setúbal), o Miguel Torres… De repente até comecei a pensar que me estava a correr mal, era o último dos Cyber Runner, mas não estava a correr assim tão mal, estes meus companheiros é que estavam muito fortes. Todos fizeram o primeiro segmento abaixo dos 20 min., porque eu fiz menos que os 20 min. que tinha em mente (segundo a análise do gráfico do Garmin, aos 20 minutos já estava a andar de bike)…
Era o BTT que mais curiosidade me suscitava, porque achava que tinha progredido significativamente no ciclismo… e assim foi, o ritmo que consegui impor (tendo o meu passado por referência) foi-me muito satisfatório. Fui ultrapassado por dois BTTistas logo à saída do parque de transição e acho que não passei nenhum deles… mas, para além desses dois, foi sempre a ganhar posições. O Nuno Mendes, o Miguel Torres, o Miguel Paiva, o Velhote e muitos outros… Senti-me sempre bem, nunca andei na roda de ninguém, passei por dificuldades nas zonas de mais lama (técnicas), para além disso, foi sempre a dar-lhe forte e … (!!!) confortável. Logo na primeira volta vislumbrei o Paulo Neves (do CVP), ele que é um bom ciclista. Passou a ser a minha referência e várias vezes estive à beira de o alcançar, mas porque me atrapalhei na lama, porque caí (uma bela cambalhota já na segunda volta), nunca cheguei a estar ao lado dele. Saí da transição para a corrida atrás dele e muito satisfeito porque progredi no ciclismo… No último segmento, lá perdi pelo menos uma dezena de lugares… Acabei com 1:24:26, no 47º lugar.

Bom mesmo foi poder conviver com os Cyber Runners e com outros companheiros que tive o prazer de conhecer com o triatlo. Para mim, ao contrário do que escrevi nas minhas experiências anteriores de Triatlo/Duatlo, o que tenho a melhorar parece ser mesmo a corrida (anteriormente referi sempre que tinha que evoluir no ciclismo)… Mas, para já, vou manter o plano que tenho estabelecido e dar prioridade à natação e à bike. À primeira porque estou a trabalhar a técnica afincadamente e a segunda porque nunca cheguei a fazer treinos de intervalos… e acho que ainda posso melhorar mais.
Abraço.

Rui

6 comentários:

MT disse...

Grande Prova Rui. Estiveste imbatíve em cima do selim. Onde viste o resultado final?

Outwit the devil rushed! disse...

Resultados aqui:

http://federacao-triatlo.pt/gestao/adm/provas/259/Absoluta.pdf


Abraço,


Rui

MPaiva disse...

Rui,

Fizeste uma excelente prova. Na corrida inicial acho que exageraste nos primeiros metros e depois pagaste o esforço. No ciclismo só sei que te vi passar e pouco depois já não havia rasto de ti...
Parabéns pela prova!

abraço
MPaiva

Mark V disse...

Olá Rui,

Grande prova! Os meus parabéns principalmente pelo ciclismo onde demonstras uma grande margem de progressão.
Obrigado por me teres convencido a participar!Quando é a próxima mesmo?

Abraço

Ricardo Baptista disse...

Olha lá,
No ironman tens que ir com cabecinha desde o início...
e pra quando é que é?
Um abraço.

Outwit the devil rushed! disse...

Boas Ricardo...


Em princípio em 2011... mas têm razão... tenho que treinar isso bem.

Abraço,

Rui