terça-feira, 1 de setembro de 2009

Meu querido mês de Agosto… acabou.

Tal como tinha previsto, no mês de Agosto, deixei-me de séries e procurei fazer treinos longos. Aproveitei o tempo para me dedicar ao que não tenho muitas possibilidades de fazer durante o resto do ano. Passei mais tempo na(s) bicicleta(s), deixei a estática em casa, corri durante o dia, deixei de correr depois das 22h e de nadar, nada. Pois é, piscinas fechadas e férias num mar impróprio (costa vicentina/alentejana). Foi um mês em que não passou de umas braçadas, sem estruturação nenhuma. Já na bicicleta, fiz mais de 500Km e corri quase 200Km. Foi o mês em que mais tempo passei na bicicleta e a correr desde que faço registos (faço-os desde Março deste ano). Também fiz com muita regularidade treinos de transição (bicicleta-corrida), dos quais, diga-se, sinto algumas melhorias. No entanto, ao fim dos primeiros 15 dias comecei a pensar que estava a fazer treinos demasiado fortes e, porque me sentia cansado, resolvi abrandar. Acabei por ter algumas folgas e quando voltava aos treinos sentia-me sempre mais forte…

Vou tentar continuar a trabalhar o endurance, insistindo nos treinos longos e baldar-me às séries… Vou tentar olhar de outra forma para o descanso e ver se consigo reduzir uns quilitos na bicicleta … e na corrida (portanto, em mim).

Entretanto, já estou com um pé num novo período da minha vida.

Em termos profissionais vêm aí 3 meses decisivos para os projectos em que estou envolvido. Faço parte de uma equipa que tem prazos para cumprir, objectivos a alcançar e satisfação a realizar, exigindo ainda grande capacidade de nos relacionarmos adequadamente com diferentes personalidades e com expectativas diversas como tudo. Tudo isto gera uma grande quantidade de pressão. E isso também importa para o que conseguimos fazer no desporto.

Em termos familiares, em Dezembro, nasce o meu 2º filho… o André.

Até ver, estou 100% dedicado à minha prática desportiva. Houve algumas alterações aos planos com que iniciei o ano, mas a retracção é para gerir o meu tempo, sem que isto se transforme num stress também.

Neste momento estou a colocar os meus objectivos a longo prazo, para 2011, por isso vou tentar insistir no endurance. No curto prazo o foco principal vai ser a Maratona do Porto, mas em princípio ainda vou a Setúbal fazer o Triatlo Olímpico do Campeonato Nacional (até porque eventos deste género rareiam em Portugal). Para além disso, vou tentar estar presente no próximo triatlo longo que se fizer cá no jardim…

Dia 27 de Setembro e dia 11 de Outubro, serei um cidadão grato a todos(as) os(as) que morreram e sofreram para podermos ser nós a decidir quem nos governa.

1 comentário:

MPaiva disse...

Rui,
Muitos parabéns pela tua dedicação e pelos belos treinos que tens feito. A este ritmo estou certo de que vais melhorar muito a tua performance na corrida e nos triatlos!
Aproveito ainda para fazer votos de que tudo corra bem no tempo que falta até à chegada do André!

abraço
MPaiva