domingo, 31 de maio de 2009

I Triatlo Varzim Lazer

Realizou-se hoje o I Triatlo Varzim Lazer, com a curiosidade do segmento de natação se ter realizado em piscina, num circuito de 100mts, que consistia em 3 voltas com saídas da água em cada 100mts.

Foi uma oportunidade para os atletas da região Norte poderem participar num triatlo, uma vez que a incidência de provas cá para cima parece estar em retracção…

Para mim acabou por ser uma experiência muito interessante, uma vez que iniciei esta semana um aumento de carga no treino tendo em vista a realização do Triatlo Olímpico em Aveiro (19 de Julho) e, porque as transições têm que ser treinadas, nada melhor do que um prova curta para fazer algum treino específico (transições, técnica de ciclismo, natação em grupos, etc.).

Também conheci o Miguel (Maratonista), que me foi muito agradável, sendo uma oportunidade de contactar com amigos das minhas intervenções e leituras na Internet… também foi uma experiência nova (grande abraço para ele e para os outros 2 colegas com quem conversei uns minutos no final desta prova).

A prova decorreu lentamente, com um briefing muito cuidado para que toda a gente percebesse o momento em que iniciaria a sua participação. Houve 4 vagas de atletas a saírem para o segmento de natação (4 grupos de aproximadamente 30-40 atletas).

Eu saí na 3ª vaga, entre os não federados… Saí muito forte para não apanhar “porrada”… e resultou! Ao fim de 50mts estava na bóia com pouca gente à minha frente e a sentir muita gente na minha peugada. Baixei o ritmo e encontrei-me com uma cadência que era esforçada, mas poupada também. A partir daqui perdi a noção do meu posicionamento e depois das 3 voltas à piscina estava a caminho de segmento de ciclismo com 6:03min. marcados no cronómetro…

O ciclismo foi feito a um ritmo, mais uma vez, esforçado, mas com poupanças… O principal problema foi mesmo a afinação da bicicleta, uma vez que saltavam mudanças e não consegui adequar a cadência a um bom ritmo (tive muitas oscilações… o que tenho que corrigir). Tentei seguir a roda de um companheiro, mas ele ia muito forte. Mesmo assim, este segmento foi feito quase sempre a passar outros atletas que estavam a fazer este triatlo em bicicleta de BTT, sendo que, mesmo com a minha estradista desafinada, eu era mais forte. No final deste segmento, o meu cronómetro ainda marcava os 6:03min, tendo carregado nos botões para ver se accionava o cronómetro para o segmento de atletismo… de repente apareceu um tempo de cerca de 25 min. (não liguei muito porque não estava a raciocinar bem sobre o que se estava a passar com o cronómetro) … no final percebi que esse seria o tempo (real) com que estaria a acabar o segmento de ciclismo… portanto, aproximadamente 19 min..

Depois do segmento de ciclismo, a corrida era para mim uma oportunidade para treinar esta difícil transição… E tentei seguir forte, no entanto senti o peso da transição e foi já no último quilómetro que me senti mais leve. Nos últimos 500mts senti uma ligeira dor no lado esquerdo do meu peito… (fiz exames recentemente e está tudo 100% OK, excepto umas fibroses no lado esquerdo do pulmão esquerdo… “resquícios do tempo de fumador”). Esta dor tem-me aparecido quando levo o corpo a esforços elevados, i. é, frequência cardíaca elevada, que implica grande cadência e volume de esforço pulmonar… era o sinal que estava a dar-lhe forte.


Cheguei ao fim e perguntei pelo tempo de prova, ao que me responderam “55 min.” …desde a 1ª vaga. Portanto eu saí 20 min. depois, na 3ª vaga, e estava com o tempo que está de acordo com a minha capacidade…

Fui 59º classificado, com um tempo de 35:26min.

Para ficar claro, eu acho isto da combinação de provas (por exemplo, triatlo) do mais excitante que há… e o corpo adora.

Um último cumprimento para o Miguel e colegas… um dia destes voltaremos a encontrar-nos…

2 comentários:

MPaiva disse...

Rui,

Muitos parabéns pela tua prova. Foste testemunha ocular das minhas dificuldades na natação e pelo que vejo, foi por pouco que, mesmo tendo partido 10 minutos depois de mim, não me apanhaste antes de eu sair da piscina!
Gostei de te conhecer e espero que nos voltemos a encontrar em mais provas já que, por aqui, certamente que estaremos sempre em contacto!

abraço
MPaiva

MT disse...

Muitos parabéns pela prova. Um bom tempo! Agora que fiquei sem medo da natação vamos encontrar-nos em mais provas. Um abraço!